terça-feira, 14 de abril de 2009

O Mendigo e o Mundo Pobre

Se calhar conhecem aquela história, muito comum, banal, e triste, quando se deparam com um mendigo vadio a pedir esmola. É de facto extremamente cruel o Mundo para algumas pessoas. Se de facto existem pessoas nesta situação, porque não haverão pessoas a darem a mão, permitindo que estas pessoas, em condições dificeis, possam superar a sua vida?
Na verdade, é uma questão de mentalidade das pessoas. O egoísmo e o vaidosismo imperam neste Mundo! E o mais engraçado, é ver religiosos a dirigirem-se à igreja para ouvir o padre dar a missa, e a comungar, e a discutir os problemas da sociedade... Depois, como num ápice, quando saiem do local do culto, passam pelos mendigos, e nem olham para eles. Pergunto: "Será que os religiosos são tão seguidores de Deus, como se julgam?".
...Ainda num destes dias, em conversa com uma amiga, dizia que se fosse rico ajudaria mendigos a recuperarem a sua dignidade. Infelizmente, vivo bem, mas não tenho tanto para dar, por forma a ajudar estas pessoas. Faz-me lembrar o último Natal, em que estava a sair do meu último dia de trabalho antes do Natal, e passei por um mendigo que andava com uns sacos (pertences dele!). Passou-me na cabeça de lhe oferecer uma noite no Hotel (no parque de estacionamento que utilizo). No entanto, perguntei a mim mesmo: "Será que procederei bem?".
O que é verdadeiro, é que as pessoas andam cada vez mais distantes do seu ambiente mundano, e só pensam nelas próprias. É de facto tão triste, verificar que as pessoas estão a fechar os olhos ao Mundo. Estão-se a perder, e a tornarem-se mais rígidas. Deixaram de ser flexíveis ao que observam... Parece que o Mundo deixou de ter cor. Parece que deixou de haver sentimentos... É um Mundo cada vez mais pobre... E depois, nasce a cultura de "lixar" o próximo, e ainda fazem risadas disso, como se tivessem ganho uma batalha coerente e digna.
Julgo que temos de abrir os olhos, o nosso coração, o nosso pensamento. Temos de encontrar a harmonia com aquilo que nos rodeia, e aprender a viver com todos aqueles que vivem no Mundo, mesmo os que necessitam mais de ajuda... e as estes, porque não ajudá-los!

Cumprimentos,

Beethoven

1 comentário:

  1. .....................Nosssa num imagina va que éra assIm.......... brigada pela opiniÃO

    ResponderEliminar